
A balsa será a primeira balsa 100% elétrica na América do Sul. Créditos: Divulgação/Incat Tasmania
O trajeto entre a Argentina e o Uruguai poderá ser feito por meio de uma balsa 100% elétrica. A empresa australiana Incat Tasmania revelou que a empresa de transporte fluvial argentina Buquebus fez a primeira encomenda da nova balsa totalmente elétrica ‘Utility Ro-Pax’. A balsa 100% elétrica terá capacidade para transportar 2.100 passageiros e 226 veículos a bordo, sendo importante para o meio de transporte na rota Argentina-Uruguai, que será sua principal função.
O plano inicial era que a Utility Ro-Pax fosse movida a gás natural liquefeito (GNL). No entanto, em acordo com a Buquebus, ficou decidido que a balsa seria operada com dois motores elétricos.
Com 500 toneladas e 148 metros de comprimento, a embarcação terá dois motores elétricos, um de 5 MW e outro de 9,6 MW de potência, alcançando uma velocidade média de 25 nós (46 km/h). Com esses motores, a Incat Tasmania promete uma autonomia de 100 km enquanto totalmente carregada.
Além da sustentabilidade, o modelo também reduz gastos. Comparando a balsa com o primeiro navio 100% elétrico do planeta feito na Noruega, os custos caíram em 80%.
Contribuição ambiental
Hoje o setor marítimo representa 3% do total de CO2 produzido no planeta, e a meta, imposta pela IMO (International Maritime Organization, ou Organização Marítima Internacional), é reduzir essa poluição em 30% até 2025 e 40% até 2030.
Segundo o fundador do Incat Group, Robert Clifford, considerando que o transporte de emissões zero é o futuro, a novidade “está pronta para revolucionar a indústria de transporte marítimo mundial”, abrindo portas para um “crescimento exponencial no mercado internacional de navios elétricos leves”.
As balsas 100% elétricas são usadas como pontos de partida nesse planejamento, já que normalmente atuam nas mesmas rotas sempre, facilitando a instalação da infraestrutura necessária. “Já estamos aumentando nossa força de trabalho e instalações em preparação para o que será uma expansão significativa”, conclui Peter.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência em escrita e criação de conteúdos para site. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.