Ônibus elétrico e-Volksbus passou por testes em São Paulo. Foto: Divulgação/VWCO.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) finalizou a fase de testes dos ônibus 100% elétricos e-Volksbus com a SPTrans, em São Paulo. O próximo destino é Curitiba, nos testes com a URBS. O objetivo é garantir a homologação do veículo no Brasil.
A empresa havia anunciado que o modelo, produzido em Resende (RJ), seria entregue até o fim de 2024 para comercialização no Brasil. Segundo a montadora, os testes são essenciais para garantir a segurança, o desempenho e a manutenção do chassi elétrico, assegurando que ele atenda a todos os requisitos antes de ser lançado ao mercado.
“Durante o processo, o e-Volksbus é submetido a um ciclo intenso de testes, rodando no mínimo 10 horas diárias. A autonomia da bateria é levada ao limite, com avaliações detalhadas sobre a durabilidade, frenagem, e comportamento do veículo em subidas e descidas”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Ainda de acordo com a empresa, o processo inclui a avaliação da carroceria, do acabamento e da pintura, para que todos os detalhes do e-Volksbus estejam em conformidade com o projeto original.
“Com essa nova fase de homologações, a VWCO reforça seu compromisso com a inovação, se preparando para a comercialização de um veículo que irá transformar o transporte urbano”, complementa Chaves.
Centro de eletromobilidade
Na unidade de Resende (RJ) também está localizado o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca, consolidando o Brasil como um verdadeiro centro de inteligência em eletromobilidade e tecnologia.
“Como principais resultados dessa expertise, estão o lançamento do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina em 2021 e agora a apresentação do e-Volksbus, além de diversas pesquisas e soluções para viabilizar essa mobilidade sustentável, incluindo a mais recente anunciada para desenvolvimento de baterias a base de Nióbio. Todo esse trabalho teve início em 2018, quando foi criado um time de engenharia dedicado a projetos de veículos elétricos”, afirma Chaves.
Arquitetura modular
A arquitetura modular flexível desenvolvida pela VWCO possibilitou a criação e o desenvolvimento do e-Volksbus, primeiro ônibus 100% elétrico da empresa.
A configuração criada pela VWCO agiliza a adaptação a diferentes plataformas de caminhões e ônibus, com o desenvolvimento de veículos em prazos recordes. No caso do e-Volksbus, além de ser uma extensão da arquitetura, inaugura o conceito de um chassi plataforma base, validado para aplicações latino-americanas.
Com a criação desse centro de eletromobilidade em Resende, a empresa é capaz de realizar mais de 50 novos testes específicos para veículos elétricos, que vão desde medição de isolação dos sistemas, testes de compatibilidade eletromagnética (EMC) até mesmo testes de submersão e passagem em regiões alagadas, tudo seguindo critérios internacionais de segurança.
A expectativa da empresa é iniciar a comercialização do e-Volksbus em breve.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.