O Neta X será um dos primeiros veículos da Neta Auto comercializados no Brasil. Foto: Divulgação/Neta
Recém-chegada ao Brasil, a Neta Auto iniciou a pré-venda de dois novos veículos elétricos no país, o SUV compacto Neta AYA, por R$ 124.900, e o SUV Neta X, por R$ 194.900. Os dois modelos foram apresentados no Festival Interlagos, em agosto de 2024.
Os pontos para compra dos novos veículos são o Outlet Premium Mogi , em Mogi das Cruzes (SP), o LIV MALL Shopping, em João Pessoa (PB), o Shopping Vitória, em Vitória (ES), e o Shopping Iguatemi, em Porto Alegre (RS). Em breve, o Partage Shopping de Campina Grande (PB) e o Shopping Iguatemi de Fortaleza (CE) também serão pontos de venda da marca.
Além de realizar a pré-compra dos veículos, quem adquiri-los durante o período de lançamento, receberá um carregador portátil, um carregador wallbox de 7,5 kWh e as cinco primeiras revisões como cortesia.
A primeira aparição da marca do grupo Hozon New Energy Automobile, fornecedor global de energia, foi durante o Festival Interlagos 2024, em São Paulo. Na ocasião, a montadora havia prometido competir de igual para igual com outras marcas de veículos elétricos que já estão presentes no país, com estratégia agressiva de preços e funcionalidades dos carros.
Para adquirir os novos veículos, o consumidor deverá desembolsar a partir de R$ 124.900 para o modelo Aya, e a partir de R$ 194.900 para o modelo X. Em breve, a Neta Auto também contará com um cupê esportivo chamado GT, mas que ainda não teve seu valor oficial divulgado.
Neta Aya
O Neta Aya é um SUV compacto 100% elétrico, com a proposta de democratizar a eletrificação automotiva para todos os públicos. O carro, disponível em duas versões, Comfort e Luxury, tem 4,07 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura, com distância entre-eixos de 2,42 m. Já o porta-malas tem capacidade de 335 litros — ou 588 litros com os bancos rebatidos.
O veículo conta com bateria LFP, fornecida pela CATL, de 40,7 kWh de capacidade, para uma autonomia de 263 km no ciclo PBEV, ou 338 no ciclo WLTP (europeu). O motor elétrico tem 70 kW (95 cv) de potência e torque de 150 Nm (15,3 kgmf). A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 12 segundos. Já a tela central é de 14,6 polegadas.
O modelo tem eficiência energética de 0,42 MJ/km, a mesma do BYD Dolphin, perdendo apenas para o BYD Dolphin Mini, que tem 0,51 MJ/km. A garantia é de 5 anos para o veículo (ou 150 mil km) e de 8 anos para a bateria e o motor (180 mil km), o que prevalecer primeiro.
Neta X
O Neta X tem uma proposta diferente. O SUV de porte médio, também 100% elétrico, tem 4,61 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 508 litros — e até 1.388 litros com os bancos rebatidos. A tampa de abertura é elétrica.
São três versões disponíveis no Brasil: 400, 500 e 500 Luxury, sendo a capacidade da bateria um dos principais diferenciais. A versão 400 é equipada com bateria LFP, também fornecida pela CATL, de 52,5 kWh de capacidade, para uma autonomia de 258 km no ciclo PBEV, do Inmetro, ou de 323 km no ciclo WLTP (europeu). Já nas versões 500 e 500 Luxury, a bateria tem 64,1 kWh de capacidade, com 317 km de autonomia no ciclo brasileiro, ou 410 km no ciclo europeu.
O motor elétrico em todas as versões garante 120 kW (163 cv) de potência, e torque de 210 Nm (21,4 kgfm). Já a eficiência energética do Neta X é de excelentes 0,54 MJ/km. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos.
A garantia é de 5 anos para o veículo (ou 150 mil km) e de 8 anos para bateria e motor (180 mil km), o que prevalecer primeiro.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.