O Jaguar Type 00 chega com uma nova proposta de design para os carros elétricos. Foto: Divulgação/Jaguar
A Jaguar revelou o carro-conceito Type 00. Assim como o novo logotipo da montadora britânica, o modelo também chamou a atenção nas redes sociais, com uma nova proposta de design para os carros elétricos, que está alinhada ao reposicionamento da Jaguar no mercado.
A empresa planeja apresentar no final de 2025 o primeiro modelo de produção, um GT de quatro portas. O carro elétrico será baseado na Arquitetura Elétrica Jaguar (JEA) e deverá oferecer uma autonomia de até 770 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP.
O Type 00, apresentado durante a Miami Art Week, foi descrito pela Jaguar como uma “manifestação física inconfundível, inesperada e dramática” de sua nova filosofia criativa. O design rompeu com algumas convenções de veículos elétricos, apostando em linhas robustas e um capô longo, características que remetem a modelos clássicos da marca, como o lendário E-Type.
Design que polariza opiniões
Apesar de impressionar visualmente, o conceito do Type 00 gerou discussões sobre sua funcionalidade. A frente imponente, embora marcante, pode comprometer a aerodinâmica, exigindo uma bateria com capacidade entre 110 e 120 kWh para alcançar a autonomia prometida. Como comparação, o Mercedes EQS, mais aerodinâmico, atinge 816 km com uma bateria de 118 kWh.
Ainda assim, o Type 00 reforça o compromisso da Jaguar em reposicionar a marca no mercado de luxo. “Estamos recuperando a magia da Jaguar, uma marca britânica de luxo original, incomparável em seu legado e magnetismo emocional”, declarou Adrian Mardell, CEO da JLR, empresa-mãe da Jaguar.
Aposta em inovação e exclusividade
Além de inovar no design, a Jaguar planeja integrar tecnologia de carregamento rápido ao modelo de produção, permitindo recuperar até 321 quilômetros de autonomia em apenas 15 minutos em pontos de carregamento de 350 kW.
Com a mudança para uma identidade totalmente elétrica, a Jaguar busca se posicionar acima de concorrentes como Audi e BMW, apostando em exclusividade e design disruptivo. O Type 00, embora seja um carro-conceito, estabelece as bases para o futuro da marca, tanto em termos de estética quanto de inovação tecnológica.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.