Canal VE

Goiás conquista maior prêmio mundial de transporte coletivo

Ônibus elétrico em Goiás

Ônibus elétrico crescem no estado. Foto: SGG-GO

Goiás conquistou o Union Internationale des Transports Publics (UITP) Awards 2026, considerado o mais importante prêmio global voltado à mobilidade urbana e ao transporte público. A eletrificação da frota destinada ao transporte coletivo e a implementação de medidas voltadas para sustentabilidade são aspectos centrais que pesaram para o reconhecimento.

Nos últimos anos, o estado passou a incorporar ônibus elétricos em sua rede metropolitana, incluindo os maiores biarticulados elétricos em operação regular no mundo, além de veículos movidos a biometano e modelos com motorização Euro VI. As ações modernizam a locomoção e reduzem significativamente a emissão de poluentes.

Terminal goiano
Modernizar a estrutura alavanca os esforços. Foto: SGG-GO

Projeto Nova RMTC em Goiás

Entre os destaques, o projeto Nova RMTC tem impactos já constatados. A modernização do BRT Leste-Oeste, somada à eletrificação e a utilização de tecnologias integradas, trouxe mais conforto, maior previsibilidade nas rotas e eficiência operacional.

Os passageiros também são beneficiados, uma vez que o tempo de determinados trajetos foi reduzido em quase 31%, segundo dados do próprio projeto.

“Goiás escolheu o caminho certo ao tratar a mobilidade urbana como política pública estratégica. O que estamos fazendo não é apenas renovar frota ou reformar terminais. Estamos construindo um sistema moderno, eficiente e capaz de melhorar a vida das pessoas”, afirmou o governador Daniel Vilela.

Terminal em Goiás
População se beneficia com a eletrificação. Foto: SGG-GO

Infraestrutura de destaque

Para acompanhar a eletrificação e modernização do transporte urbano, a infraestrutura de recarga que viabiliza esse ecossistema é de suma importância. A cidade de Goiânia, por exemplo, possui um amplo terminal integrado ao sistema BRT, que permite carregar até 46 ônibus elétricos simultaneamente. 

Além disso, o estado destaca o modelo de governança adotado em Goiás, que reúne governo estadual, prefeituras e concessionárias por meio do RedeMob Consórcio e do Consórcio BRT em torno de um planejamento comum, permitindo investimentos pensados a longo prazo para a mobilidade coletiva.

Carregador de ônibus elétrico da Nansen
Carregador de ônibus elétrico da Nansen. Foto: Divulgação / Nansen

UITP Awards

Promovido pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), o UITP Awards é citado como a mais importante premiação mundial voltada à mobilidade urbana e ao transporte público. A premiação reconhece projetos que se destacam pela inovação, sustentabilidade, eficiência operacional e impacto positivo na vida das pessoas.

Ler o Anterior

GWM lança Ora 5 com 349 km de autonomia por R$ 159 mil

Mais Popular

Overview de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.