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8 de dezembro de 2024

CATL promete lançamento de novas baterias de sódio em 2025

Cientistas trabalharam para a criação da segunda geração das baterias de sódio. Foto: Divulgação/Freepik

A Contemporary Amperex Technology Limited (CATL) anunciou o lançamento das novas baterias de sódio da segunda geração. O cientista-chefe da empresa, Wu Kai, afirmou, no

World Young Scientists Summit, que essa nova tecnologia será comercializada a partir de 2025.

O destaque dessa segunda geração é a capacidade de operar de forma eficiente em temperaturas extremamente baixas, chegando a -40°C. Além disso, oferece maior segurança e desempenho aprimorado em condições de frio, sem perder densidade energética.

As baterias de íons de sódio funcionam de maneira semelhante às de íons de lítio, armazenando energia elétrica por meio do movimento de íons entre os eletrodos positivo e negativo. Embora sua densidade energética seja inferior à das de íons de lítio, a bateria de sódio oferece vantagens significativas em termos de segurança e desempenho em temperaturas baixas. Essa característica torna as baterias de íons de sódio especialmente adequadas para uso em regiões frias.

A nova bateria de íons de sódio ainda não teve sua densidade energética oficialmente revelada, mas a CATL pretende atingir mais de 200 Wh/kg. O lançamento está previsto para 2025, enquanto a produção em massa deve começar apenas em 2027.

Prédio espelhado da empresa de baterias CATL
De acordo com a empresa, a produção das baterias de sódio deve ser iniciada em 2025. Foto: Divulgação

Utilização das baterias de sódio

Em 2021, a CATL revelou sua primeira geração de baterias de íons de sódio, ganhando destaque pela alta densidade energética, rápida recarga, estabilidade térmica avançada e desempenho confiável em baixas temperaturas. Na ocasião, Robin Zeng, CEO da empresa, anunciou que o objetivo para a próxima geração seria superar 200 Wh/kg em densidade energética.

Apesar de ainda haver poucas informações sobre a aplicação prática dessas baterias, elas já foram integradas a veículos da Chery e da JAC, além de scooters elétricas fabricadas pela Aima e Yadea.

Estudos indicam que as baterias de íons de sódio de segunda geração poderão substituir entre 20% e 30% das baterias de fosfato de ferro-lítio, especialmente em veículos compactos ou de curto alcance.

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