Frota elétrica é mais sustentável e eficiente. Foto: Divulgação / ABVE
O Brasil teve avanços nas frotas de ônibus elétricos entre janeiro e maio de 2026. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, no período compreendido, foram 311 unidades emplacadas no país, alta de 14,3% em relação ao mesmo recorte em 2025 – quando foram registrados 272 novos veículos.
Considerando somente o mês de maio, o salto foi ainda mais significativo. 132 novos ônibus elétricos entraram em circulação, contra 24 no mesmo mês do ano passado, crescimento de 450%.
Vendas totais do ano já são altas
A entidade também indica que as vendas totais nos 5 primeiros meses de 2026 já representam um bom avanço. Para efeito de comparação, os 311 emplacamentos já superam os 302 ônibus elétricos vendidos no ano inteiro de 2024, além de representarem mais de um terço (36,8%) das unidades entregues em 2025 – 844. Os 500 ônibus elétricos entregues em São Paulo no último dia 21 de junho não estão computados na estatística.
Para a ABVE, o resultado indica que o segmento começa a deixar a fase de projetos-piloto e passa a combinar escala operacional, financiamento público, produção nacional e entrada progressiva em grandes cidades brasileiras.
Produção nacional é responsável por 99% do mercado
Dos 311 ônibus, 308 foram produzidos localmente, cerca de 99% do total. Isso significa que apenas três unidades foram importadas. Além disso, oito fabricantes apresentaram 20 modelos ao mercado neste ano, das quais seis produzem veículos nacionalmente.
Incentivos do poder público
Investimentos governamentais incentivam a movimentação do setor e a renovação da frota. O Novo PAC, por exemplo, prevê recursos para a aquisição de 2.296 ônibus elétricos. O BNDES, por sua vez, já aprovou R$ 4,5 bilhões em crédito para projetos de eletrificação do transporte coletivo, apoiando a compra de 2 mil ônibus no país.
Há também a ampliação do Move Brasil, ocorrida recentemente, que passou a incluir ônibus e micro-ônibus em uma linha de financiamento de R$ 21,2 bilhões, com critérios de sustentabilidade e fabricação nacional.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.