
BorgWarner garantiu quatro novos projetos de motores para veículos de novas energias em parceria com três grandes empresas chinesas. Foto: Divulgação/BorgWarner
A BorgWarner garantiu quatro novos projetos de motores para veículos de novas energias em parceria com três grandes empresas chinesas, consolidando sua atuação no crescente nesse mercado. Os contratos incluem o fornecimento de motores hairpin de alta tensão (HVH) de 400V para um importante fornecedor chinês, destinado a uma plataforma híbrida de tração traseira de 200 kW, cuja produção está programada para agosto de 2025.
Além disso, a empresa fornecerá motores elétricos para uma plataforma 100% elétrica de 150 kW, desenvolvida por uma das principais montadoras da China, com produção em larga escala prevista para março de 2026. Outros contratos incluem o fornecimento de motores para veículos híbridos plug-in e de alcance estendido, pertencentes à nova geração de uma grande montadora chinesa, com início de produção entre agosto e outubro de 2025.
Apesar da confirmação dos contratos, as empresas parceiras permanecem em sigilo, conforme os termos de confidencialidade dos documentos, para preservar a estratégia de produção e lançamento dos veículos.
“Estamos satisfeitos em estender nosso sucesso na China com várias novas conquistas em negócios de motores elétricos para uma variedade de aplicações híbridas e elétricas”, disse Stefan Demmerle, presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems. “Estamos dedicados a inovar continuamente nossa tecnologia e melhorar nossos processos de fabricação para entregar produtos e serviços de alta qualidade para atender às necessidades em evolução dos clientes de veículos de nova energia”, completou.
Tecnologia Ultra Short HVH
Para acompanhar a crescente demanda do setor, a BorgWarner apresentou sua nova tecnologia de motores elétricos, a Ultra Short High Voltage Hairpin (S-HVH). Essa inovação aprimora os processos de fabricação, reduzindo o comprimento total do motor em mais de 5 mm em comparação com os enrolamentos tradicionais HVH. Além disso, melhora a densidade de potência, reduz o uso de cobre e otimiza a eficiência energética, resultando em maior economia de custos.
Outra vantagem da tecnologia S-HVH eMotor é sua compatibilidade com as linhas de produção já existentes, permitindo atualizações fáceis e rápidas nas fábricas. Adaptável a diferentes plataformas, o motor pode ser utilizado em veículos de plataformas de 400 V e de 800 V, ampliando suas aplicações para uma variedade de modelos de nova energia.
Com essas novas parcerias e avanços tecnológicos, a BorgWarner reforça seu compromisso com a eletrificação e inovação no setor automotivo, impulsionando o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.