
A Yamaha Fluo Abs Hybrid Connected será a primeira scooter híbrida do Brasil. FOto: Divulgação/Yamaha
Depois de apresentar a primeira scooter 100% elétrica a ser fabricada no Brasil, a Neo’s Connected, a Yamaha inovou mais uma vez no início de 2025 ao anunciar a p
rimeira scooter com sistema híbrido do Brasil, a Yamaha Fluo Abs Hybrid Connected.A nova scooter da Yamaha foi completamente renovada, apresentando uma dianteira redesenhada com um visual mais moderno e linhas que reforçam seu caráter dinâmico. O modelo agora conta com um sistema híbrido leve, que combina eficiência e economia, proporcionando uma experiência de condução aprimorada, sem abrir mão da praticidade que sempre foi uma de suas principais características.
Novo Power Assist
Uma das grandes novidades da nova scooter é o sistema elétrico especial Power Assist. O motor elétrico auxiliar entra em ação para oferecer suporte durante a partida e em situações que exigem maior desempenho, como subidas, acelerações intensas, retomadas, ultrapassagens ou quando há passageiro ou carga extra.
O motor elétrico da scooter entra em ação por até três segundos quando detecta aumento de carga, fornecendo potência extra e reduzindo o esforço do motor a combustão, o que contribui para menor consumo de combustível. O recurso Power Assist é indicado no painel durante sua ativação.
O modelo mantém o Sistema Stop & Start Inteligente, que desliga o motor em paradas e o religa ao acelerar, reduzindo consumo e emissões. Com o motor SMG atualizado e o sistema híbrido leve, a economia chega a 12% em relação à versão anterior, a combustão.

Yamaha Fluo Abs Hybrid Connected
A scooter é equipada com um motor monocilíndrico de 125 cc, com comando simples de válvulas no cabeçote (SOHC – Single Overhead Camshaft) e refrigeração a ar. O motor entrega 8,3 cv de potência a 7.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.000 rpm, aliado a um sistema de transmissão automática do tipo CVT.
A nova Fluo Abs Hybrid Connected conta com suspensão dianteira telescópica (90 mm) e traseira na balança (88 mm). As rodas de 12 polegadas têm pneus sem câmara, com o traseiro de 110 mm, o mais largo da categoria.
O sistema de freios combina disco com ABS na dianteira (200 mm) e tambor na traseira (130 mm), garantindo eficiência e segurança.
O novo painel LCD oferece melhor visibilidade e inclui funções como indicador de combustível, velocímetro, função Eco, Power Assist, Stop & Start, chave Smart Key e relógio. A scooter também traz tomada USB Tipo A e o Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect), que informa sobre bateria, mensagens, chamadas e conectividade do smartphone.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.