Canal VE

7 de dezembro de 2024

VWCO apresenta protótipo de caminhão híbrido na Fenatran

Caminhão híbrido da Volkswagen na cor azul

VW Meteor Hybrid foi apresentado na Fenatran. Foto: Divulgação/VWCO.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou um protótipo de caminhão híbrido para o transporte rodoviário de cargas de longa distância. O conceito VW Meteor Hybrid, revelado na Fenatran 2024, em São Paulo, conta com sistema de tração inteligente, um conceito desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudo de uma solução voltada ao transporte rodoviário que não depende de infraestrutura de carregamento específica.

Segundo a VWCO, o veículo é dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, garantindo que o protótipo possa rodar por quilômetros sem recarga. A solução envolve um conjunto de baterias para armazenamento da energia, inversor para controle eletrônico do motor elétrico e um conjunto de módulos eletrônicos para o gerenciamento do sistema. 

A solução promete reduzir mais de 90% das emissões de CO2 quando combinado ao uso do diesel verde, o chamado HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado). A redução de emissões acontece devido ao ciclo completo de produção e uso do combustível.

Por se tratar de um protótipo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus não divulgou detalhes técnicos do VW Meteor Hybrid, como potência e autonomia. A estimativa é que o veículo possa ter um alcance superior a 1.500 km.

Imagem do eixo para veículos pesados e-Sys
Eixo inteligente desenvolvido pela Suspensys garante tração extra. Foto: Divulgação/Suspensys.

Eixo inteligente para recuperar energia

O eixo auxiliar elétrico e-Sys, que equipa o VW Meteor Hybrid, foi desenvolvido pela Suspensys, no Brasil. O sistema proporciona mais capacidade de tração, já que o terceiro eixo é capaz de oferecer mais torque para trechos de subida ou mesmo para a partida quando o caminhão está carregado. A potência adicional se traduz em redução no tempo de viagem. 

A solução tem um conceito inovador e sustentável, pois conta com um algoritmo inteligente que faz com que o motor passe a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias, que alimentam o motor elétrico. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até velocidade graças a seu adicional de tração nas rodas.

Além disso, o e-Sys também conta com sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. 

Visão frontal do caminhão 100% elétrico e-Delivery
VW e-Delivery 100% elétrico ganha atualizações importantes. Foto: Divulgação/VWCO.

Caminhão 100% elétrico

A VWCO também aproveitou a Fenatran para lançar o novo e-Delivery 11 toneladas. O veículo vem equipado com novo motor elétrico de 280 kW, proporcionando um aumento de 7% no torque, com 2.300 Nm disponíveis desde a partida.

De acordo com a empresa, a performance aprimorada garante maior força e capacidade de resposta, otimizando as operações de transporte em diversos setores. O modelo vem com opções de três ou seis packs de bateria, que proporcionam até 250 km de autonomia.

Ler o Anterior

Arrow Mobility entrega primeira van 100% elétrica para a Amazon

Ler o Próximo

Honda divulga modelos conceito de motocicletas elétricas na Itália

Mais Popular