VW Meteor Hybrid foi apresentado na Fenatran. Foto: Divulgação/VWCO.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou um protótipo de caminhão híbrido para o transporte rodoviário de cargas de longa distância. O conceito VW Meteor Hybrid, revelado na Fenatran 2024, em São Paulo, conta com sistema de tração inteligente, um conceito desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudo de uma solução voltada ao transporte rodoviário que não depende de infraestrutura de carregamento específica.
Segundo a VWCO, o veículo é dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, garantindo que o protótipo possa rodar por quilômetros sem recarga. A solução envolve um conjunto de baterias para armazenamento da energia, inversor para controle eletrônico do motor elétrico e um conjunto de módulos eletrônicos para o gerenciamento do sistema.
A solução promete reduzir mais de 90% das emissões de CO2 quando combinado ao uso do diesel verde, o chamado HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado). A redução de emissões acontece devido ao ciclo completo de produção e uso do combustível.
Por se tratar de um protótipo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus não divulgou detalhes técnicos do VW Meteor Hybrid, como potência e autonomia. A estimativa é que o veículo possa ter um alcance superior a 1.500 km.
Eixo inteligente para recuperar energia
O eixo auxiliar elétrico e-Sys, que equipa o VW Meteor Hybrid, foi desenvolvido pela Suspensys, no Brasil. O sistema proporciona mais capacidade de tração, já que o terceiro eixo é capaz de oferecer mais torque para trechos de subida ou mesmo para a partida quando o caminhão está carregado. A potência adicional se traduz em redução no tempo de viagem.
A solução tem um conceito inovador e sustentável, pois conta com um algoritmo inteligente que faz com que o motor passe a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias, que alimentam o motor elétrico. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até velocidade graças a seu adicional de tração nas rodas.
Além disso, o e-Sys também conta com sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus.
Caminhão 100% elétrico
A VWCO também aproveitou a Fenatran para lançar o novo e-Delivery 11 toneladas. O veículo vem equipado com novo motor elétrico de 280 kW, proporcionando um aumento de 7% no torque, com 2.300 Nm disponíveis desde a partida.
De acordo com a empresa, a performance aprimorada garante maior força e capacidade de resposta, otimizando as operações de transporte em diversos setores. O modelo vem com opções de três ou seis packs de bateria, que proporcionam até 250 km de autonomia.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.