Canal VE

21 de junho de 2025

Toshiba desenvolve bateria de recarga rápida e longa vida útil

mineração

A SCiB Nb foi desenvolvida pela Toshiba, em parceria com a CBMM e a Sojitz Corporation. Foto: Divulgação/Freepik

A Toshiba iniciou o fornecimento de amostras de uma nova bateria de íons de lítio com ânodo de óxido de nióbio e titânio, chamada “SCiB Nb”, voltada especialmente para veículos comerciais. O novo modelo promete uma recarga de 80% em apenas dez minutos, vida útil de até 15 mil ciclos e maior segurança em recargas rápidas, sendo uma alternativa superior às baterias de íons de lítio com ânodo de grafite e às LFP (lítio-ferro-fosfato).

A “SCiB Nb” é fruto de uma parceria estratégica com a brasileira CBMM, empresa especializada na produção de nióbio, e a japonesa Sojitz Corporation, acionista da CBMM e responsável pela representação da empresa no mercado japonês. 

O desenvolvimento mira inicialmente o uso em veículos comerciais, com destaque para a alta disponibilidade, operação intensiva e redução no custo total de propriedade. Segundo a Toshiba, o desempenho de carga rápida permite diminuir o número de baterias instaladas, já que o carregamento pode ser feito em pontos fixos ao longo da rota.

Com tensão nominal de 2,3 V, capacidade de 50 Ah, potência de 1 kW e dimensões de 98 x 280 x 12 mm, a nova célula pesa cerca de 860g, com densidade de energia volumétrica de 350 Wh/L e gravimétrica de 130 Wh/kg. Seu funcionamento é garantido em temperaturas de -30 °C a +60 °C.

 

Segurança e desempenho 

Diferente das baterias com ânodo de grafite, que sofrem com a formação de depósitos de lítio metálico durante cargas rápidas, a “SCiB Nb” evita esse problema com o uso do ânodo de NTO (óxido de nióbio e titânio), o que garante maior segurança e estabilidade ao longo do tempo. 

A nova célula já foi testada, e obteve sucesso em um protótipo de ônibus elétrico na planta da CBMM em Araxá (MG), como parte do processo de validação do produto.

A Toshiba já possui no mercado a “SCiB”, célula de íons de lítio com ânodo de titanato de lítio, e agora amplia seu portfólio com foco em baterias de maior durabilidade e recarga ultrarrápida.

Ler o Anterior

Norma para estações de recarga em edificações está pronta

Ler o Próximo

Brasil tem recorde de vendas de veículos 100% elétricos em maio

Mais Popular