Foto: ABVE
Uma ótima notícia para o mercado de energia solar e carros elétricos no Brasil. A SolarEdge anunciou que seu inversor monofásico com carregamento de veículo elétrico está disponível no país. A solução, antes lançada apenas no mercado europeu, utiliza energia fotovoltaica e carrega até 2,5 vezes mais rápido que um carregador tradicional.
Além das vantagens relacionadas à sustentabilidade, como a redução da emissão de carbono, por exemplo, o inversor solar maximiza o uso da energia e, ao reduzir os custos com carregamento, diminui as contas de luz dos proprietários.
De acordo com a empresa, esse é o primeiro inversor e carregador 2 em 1 do mundo. Ele está disponível para pré-pedidos nos distribuidores locais nas seguintes classes de potências: 3,68 kW, 6 kW, e 9,2 kW.
Sobre o produto
O produto possui tecnologia HD-Wave SolarEdge que reduz significativamente o tamanho e o peso do inversor, atingindo eficiência recorde de 99%.
Segundo a empresa, a integração do carregador de veículo elétrico no inversor é muito simples e possibilita economia nos custos com equipamentos e mão de obra, eliminando a necessidade de eletricistas e visitas de inspeção, fiação e a instalação de um disjuntor.
A SolarEdge afirma que a solução é compatível para múltiplos conectores de veículos elétricos.
Inversor solar da SolarEdge carrega até 2,5 vezes mais rápido que um carregador tradicional
Eficácia comprovada
O primeiro carregador com o inversor solar da SolarEdge foi instalado em 2018 em uma concessionária de veículos elétricos da empresa britânica Completely Green, especialista em energia sustentável.
“Somos extremamente privilegiados com a instalação do inversor com carregador de veículo elétrico integrado da SolarEdge, o primeiro do seu tipo do mundo. Não se trata apenas de um inversor fotovoltaico, ele permite que um carro seja carregado usando o máximo possível a sua própria geração solar, minimizando assim os custos com o carregamento. Este é um produto fantástico. Ficamos entusiasmados por sermos a primeira empresa da Europa a testar esse inversor solar”, afirmou um representante da Completely Green.
O sistema foi executado com o inversor SolarEdge de 2,85 kW e conta ainda com 10 módulos JA de 285 W.
Originalmente publicado por Canal Solar
Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.