Correios recebeu frota de 50 novos veículos elétricos da Peugeot. Foto: Divulgação/Stellantis
A Peugeot entregou aos Correios 50 unidades do modelo de furgões elétricos Peugeot e-Expert, que serão utilizadas no transporte de remessas na última milha em diversas cidades do Brasil. Essa parceria marca o início de um novo projeto estratégico de eletromobilidade para ambas as empresas, consolidando a maior frota elétrica própria da estatal no setor de entregas.
Os veículos entregues pela Peugeot atuarão nas operações dos Correios em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pará e no Distrito Federal.
A cerimônia de entrega ocorreu em 9 de dezembro de 2024, em uma das unidades operacionais dos Correios em São Paulo/SP, com a presença do presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, do diretor de Planejamento de Produtos da Linha eMobility e Cross Car da Stellantis, Wagner Tavares, e de outras autoridades.
“Ao adotar veículos elétricos em nossas operações de entrega, reduzimos as emissões de carbono – contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente – e estimulamos a economia verde ao impulsionar o uso de tecnologias limpas. Além disso, essa iniciativa reflete o nosso compromisso com a inovação e a eficiência logística, promovendo um transporte mais sustentável e ajudando a reduzir custos operacionais a longo prazo, o que beneficia tanto a empresa quanto a sociedade”, destaca o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
“Somos líderes no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, e agora, reforçamos nosso protagonismo ao anunciar esta importante parceria com os Correios. Para a Stellantis, é fundamental participar de ações que estimulem uma mobilidade limpa, segura e acessível. Nosso time especializado em veículos transformados e os diferentes parceiros foram cruciais neste processo, que resultou em um projeto que conta com sistemas inteligentes de recarga e adaptações no veículo, desenvolvidas para entregar o produto o mais personalizado possível para as atividades dos Correios”, ressalta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Eletromobilidade nas entregas
Os Correios planejam, para 2025, a aquisição de 5 mil veículos elétricos, como parte do projeto estratégico denominado “Correios do Futuro”. Este projeto busca não apenas impulsionar a inovação e a sustentabilidade financeira, mas também transformar as operações da empresa, ampliar seu impacto social e abrir portas para novos mercados, incluindo seguros, conectividade, banco digital, logística na área da saúde e o desenvolvimento de um marketplace inclusivo.
Para apoiar esse projeto, a empresa investiu R$ 2 bilhões entre 2023 e 2024 em unidades operacionais, frotas de veículos e novas tecnologias.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.