
GWM Ora 03 GT está entre os queridinhos dos consumidores. Foto: Divulgação/GWM.
Os carros elétricos seminovos da família GWM Ora 03, nas versões GT e Skin, são os menos desvalorizados em seus segmentos, de acordo com os dados da Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a maior referência do mercado para quem deseja negociar veículos usados.
O Ora 03 GT zero quilômetro, vendido a R$ 184 mil em janeiro de 2024, foi o modelo que perdeu o menor valor de mercado após um ano de uso: 11,36% de desvalorização, sendo negociado, segundo a Tabela Fipe, a R$ 163.083 em dezembro de 2024. Na mesma categoria, o concorrente BYD Dolphin Plus, vendido zero quilômetro a R$ 179.800 em janeiro de 2024, teve desvalorização de 17,41%, em dezembro de 2024, com valor de referência a R$ 148.490, segundo a Fipe.
Modelos a combustão da mesma categoria tiveram desempenho pior no mercado brasileiro no mesmo período, como Hyundai Creta N Line (16,38%) e Jeep Renegade S T270 (19,58%). O Hyundai Creta, por exemplo, vendido zero quilômetro em janeiro de 2024 a R$ 187.271 teve valor de referência de R$ 156.579 em dezembro do mesmo ano. Já o Jeep Renegade zero, vendido a R$ 182.243 em janeiro, era negociado a R$ 146.559 em dezembro.
Modelo de entrada também desvalorizou menos
Repetindo a situação do irmão mais completo, o Ora 03 Skin também garantiu a menor desvalorização entre os carros de sua categoria no ano de 2024, de acordo com a Tabela Fipe.
O elétrico da GWM, vendido em janeiro de 2024 zero quilômetro a R$ 150.000, tinha como valor de referência R$ 129.052 em dezembro de 2024, uma desvalorização de 13,96%.
Já o BYD Dolphin GS, concorrente mais direto do Ora 03, era vendido em janeiro de 2024 zero quilômetro por R$ 149.800, e em dezembro, usado, tinha como referência o preço de R$ 127.507, uma desvalorização de 14,92%, de acordo com os dados da Fipe.
Modelos a combustão da categoria tiveram depreciações maiores que o Ora 03 Skin. É o caso de Nissan Kicks Exclusive 1.6, Chevrolet Tracker Midnight 1.0 Turbo e Jeep Renegade Longitude T270, que tiveram desvalorizações de 14,45%, 15,74% e 16,96%, respectivamente, após um ano de uso.
Em outra categoria, de elétricos compactos, o BYD Dolphin Mini, que era vendido zero quilômetro em fevereiro de 2024 (data do lançamento) por R$ 115.800, teve uma desvalorização de 14,54% no final do ano, tendo o valor de referência na Tabela Fipe de R$ 98.953 em dezembro de 2024.

Preço único e recompra garantida
Segundo a GWM, dentre as principais razões para a menor desvalorização dos carros elétricos está a política de preço único para a mesma configuração de carro em todos os estados brasileiros, independentemente da cor e do frete, seja na loja física ou na compra pela internet
Além disso, a montadora garante a recompra de veículos GWM, com até 2 anos de uso, por no mínimo 80% do valor da tabela Fipe, na condição de que o cliente compre outro modelo da marca por meio do financiamento. Recentemente, a marca lançou o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), para auxiliar as concessionárias a comprar os carros usados dos clientes na negociação de compra de um carro 0 km.
“Desde o ano passado, os carros elétricos usados da GWM têm se destacado como os menos desvalorizados em suas categorias, o que é um reflexo direto do sucesso e da crescente demanda por veículos sustentáveis e pela nossa política de preservação de valor dos seus veículos. Essa menor desvalorização do ORA 03 também pode ser atribuída à sua excelente performance, inovações tecnológicas e à alta eficiência energética, que atraem consumidores que buscam não apenas economia, mas também um futuro mais ecológico”, destaca Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.


Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.