Novo UX 300h possui tecnologia da 5ª geração do Lexus Hybrid System. Foto: Divulgação/Lexus
De olho no futuro, a Lexus anunciou a chegada ao Brasil do novo UX 300h, equipado com a 5ª geração do Lexus Hybrid System, que inclui sistema de transmissão transaxle atualizado e baterias de íons de lítio, novos equipamentos de série, e conjunto mecânico mais potente, com 198 cv. Oferecido em versão única, o modelo tem preço sugerido de R$ 299.990.
O lançamento reforça a estratégia da Lexus no mercado brasileiro, em que a marca foi uma das primeiras do segmento premium a oferecer 100% do portfólio eletrificado. A iniciativa também contribui para o objetivo global da empresa de reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035.
Novo sistema
A 5ª geração Lexus Hybrid System traz a combinação de um motor a gasolina 2.0, com 152 cv e torque de 18,8 kgfm, junto a um motor elétrico de 112 cv e torque de 20,6 kgfm, oferecendo uma potência combinada de 198 cv – 14 cv a mais do que o modelo anterior UX 250h. Esse conjunto garante um desempenho ainda mais ágil e responsivo ao crossover.
O sistema híbrido também alimenta uma nova bateria de íons de lítio, que substitui a antiga de níquel-metal. Leve, compacta e com 60 células, ela foi instalada sob o banco traseiro para melhorar a dinâmica do veículo, aumentar o conforto dos passageiros e ampliar o espaço de armazenamento.
A nova transmissão transaxle, continuamente variável e do tipo planetária, adota a tecnologia shift-by-wire, substituindo as conexões mecânicas por comandos elétricos, o que resulta em trocas de marchas mais rápidas e suaves. O veículo oferece, além do modo Normal, opções de modo ECO, que prioriza a economia de combustível, e modo Sport, que favorece uma condução mais esportiva e ágil.
Design exterior e interior
O novo Lexus UX 300h exibe a icônica spindle grille da marca, integrada à assinatura luminosa em “L” em LED nos faróis, típica da Lexus. A carroceria foi cuidadosamente esculpida para unir robustez e aerodinâmica, com paralamas alargados e rodas de 18” posicionadas nas extremidades para acentuar sua presença imponente.
As molduras dos arcos das rodas direcionam o fluxo de ar, reduzindo a turbulência, enquanto as luzes traseiras Aero Stabilizing Blade Lights, com 120 LEDs, criam uma assinatura noturna marcante e melhoram a estabilidade do crossover. O spoiler traseiro e o assoalho plano também contribuem para uma condução mais silenciosa e eficiente em consumo de combustível.
Construído sobre a plataforma leve e rígida GA-C (Global Architecture – Compact), o novo Lexus UX 300h combina esportividade com conforto de alta classe em uma condução suave e silenciosa.
A carroceria com portas e para-lamas de alumínio e tampa traseira de material compósito reduz o centro de gravidade para 59,4 cm, trazendo a agilidade de um hatch esportivo sem comprometer a altura de um crossover.
A suspensão, McPherson na dianteira e Double Wishbone na traseira, foi ajustada para um equilíbrio entre agilidade e conforto. O Active Cornering Assist (ACA), integrado ao Vehicle Stability Control (VSC), aprimora a estabilidade em curvas, mantendo a precisão da trajetória.
Novos sistemas de segurança
O novo UX 300h vem equipado de série com o Lexus Safety System+ 3.0, um pacote completo de segurança ativa e conveniência, incluindo:
- Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Detecção de Pedestres: ajuda a detectar veículos, pedestres, ciclistas ou motociclistas e emite alertas visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, aciona a frenagem automática de emergência entre 5 e 180 km/h, utilizando câmera e radar de ondas milimétricas para maior precisão.
- Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar em Todas as Velocidades (DRCC): mantém velocidade e distância definidas do veículo à frente, mesmo em tráfego stop-and-go. Inclui Gestão de Velocidade em Curvas para auxiliar em curvas ao usar o controle de cruzeiro.
- Assistente de Manutenção de Faixa (LTA): com o DRCC ativo, o LTA utiliza marcações de faixa e veículos à frente para ajudar a manter o carro centralizado na faixa.
- Alerta de Saída de Faixa com Assistente de Direção (LDA c/ SA): a partir de 50 km/h, detecta saídas de faixa não intencionais, emitindo alerta e aplicando leve correção de direção se necessário.
- Farol Alto Automático (AHB): ajusta os faróis automaticamente para evitar o ofuscamento dos motoristas à frente e em sentido oposto.
- Alerta de Ponto Cego (BSM): monitora o ponto cego e emite alerta no retrovisor ao detectar veículos fora do campo de visão.
- Suporte à Frenagem de Estacionamento: emite alerta sonoro e, se necessário, aciona frenagem automática para evitar colisões traseiras em velocidades de até 20 km/h.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.