A Celesc já tem cerca de 35 eletropostos pelo Corredor Elétrico de Santa Catarina. Foto: Divulgação/Celesc
O governo do Estado de Santa Catarina e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), anunciaram um projeto de expansão do Corredor Elétrico de Santa Catarina, visando atingir 100 municípios com eletropostos, e garantindo que todas as regiões do estado possuam infraestrutura segura e eficiente para a circulação de veículos elétricos e híbridos plug-in.
O investimento para a construção desses novos locais deve girar em torno de R$ 5 milhões, para a construção de cerca de 65 eletropostos, atingindo a meta de 100 locais — o Corredor Elétrico já conta com outras 35 estações de recarga.
O próximo passo do projeto consiste no lançamento de uma chamada pública, que ocorrerá nos primeiros dias de dezembro, visando identificar parceiros que receberão os locais onde serão instalados os novos eletropostos.
Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, a ampliação do projeto é motivo de muito orgulho. “A Celesc é pioneira e grande incentivadora da mobilidade elétrica. Nos últimos dois anos, focamos na instalação de novas unidades dos nossos eletropostos e também no desenvolvimento de um modelo de negócio para viabilizar a manutenção desta rede. Agora, vamos além: ao expandi-la para outros municípios até alcançar a marca de 100 cidades com eletropostos, oportunizamos a infraestrutura necessária para que catarinenses e turistas circulem, com segurança, por todas as regiões do estado”, comemorou ele, que também convidou prefeituras, empresas e instituições em geral a participarem da chamada pública.
“Prevemos a implantação de estações rápidas em locais estratégicos e de maior circulação, e de estações semirrápidas de forma a pulverizar o acesso a estações por todo o estado, com alocações, em média, a cada 50 quilômetros de distância. Estamos comprometidos em criar uma rede robusta que suporte o crescimento do número de veículos elétricos, que são essenciais à transição para um modal de transporte mais sustentável”, destacou o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Elói Hoffelder.
Corredor Elétrico de Santa Catarina
Atualmente, a Celesc possui 35 eletropostos espalhados por trajetos que percorrem Santa Catarina de Norte a Sul e de Leste a Oeste, formando uma das maiores redes de recarga do país. Em breve, Joinville, no Norte do estado, contará com uma estação ultrarrápida, capaz de carregar um veículo em apenas 15 minutos.
Desde 2015, a Celesc trabalha no desenvolvimento da infraestrutura de carregamento para veículos elétricos em Santa Catarina, por meio de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) em parceria com a Fundação CERTI e apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A partir do próximo ano, os eletropostos que forem instalados deixarão de integrar o programa P&DI e passarão a fazer parte do plano de negócios da empresa.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.