Canal VE

8 de dezembro de 2024

Cartilha orienta sobre instalação de estação de recarga para VEs

Detalhe de recarga em carro elétrico

Instalação de estações de recarga de veículos elétricos ainda geram dúvidas em condomínios. Foto: Divulgação/BMW.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Celesc lançaram a cartilha orientativa “Instalação de estação de recarga para veículos elétricos”. O objetivo é oferecer informações técnicas e claras sobre as instalações para os interessados, em especial usuários de veículos elétricos, síndicos, profissionais de engenharia e construtoras do ramo imobiliário.

“A demanda crescente pelos elétricos e híbridos mostrou um mercado imobiliário despreparado quando o assunto é recarga”, afirma Marco Aurélio Alberton, da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC) da Fiesc. “A falta de informação era o principal problema. A ideia da cartilha é justamente compilar normas já existentes, esclarecer a questão legal para condomínios e também ajudar as construtoras a incorporarem as estações de recargas nos seus lançamentos, com segurança”, diz.

O documento, apresentado ao público em evento na Fiesc, em 22 de novembro de 2024, foi elaborado a partir do grupo de trabalho liderado pela CDIC, da Fiesc, em conjunto com a distribuidora de energia elétrica do estado de Santa Catarina (Celesc), Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

 

Informação nunca é demais

A cartilha enfatiza que um sistema elétrico mal projetado pode gerar consequências graves, tanto no âmbito técnico quanto no jurídico, além de representar sérios riscos às pessoas e edificações. 

Por isso, o documento é apresentado como um ponto de partida seguro, de acordo com as normas técnicas vigentes, mas que o tema merece acompanhamento para novas legislações e normativas futuras que atualizem as boas práticas.

A cartilha oferece orientação para usuários de veículos elétricos e síndicos, com explicações sobre necessidades jurídicas dos condomínios para a instalação de sistemas de recarga, incluindo a obrigatoriedade da elaboração de um projeto elétrico adequado. Também orienta empresas e profissionais de engenharia sobre as normativas do tema, com instruções normativas da Celesc, detalhando processos e padrões.

O documento também apresenta orientações dos Bombeiros relacionadas à segurança das recargas e dos veículos elétricos, e as medidas que devem ser tomadas em caso de acidentes, e ainda a importância de se realizar inspeções e manutenções preventivas dos sistemas de recarga. 

A cartilha orientativa “Instalação de Estação de Recarga para Veículos Elétricos” está disponível gratuitamente.

Ler o Anterior

BYD anuncia a edição limitada Song Premium por R$ 299,8 mil

Ler o Próximo

BYD e Vale se unem para estudos de eletrificação de frota leve

Mais Popular