Canal VE

21 de janeiro de 2025

Baterias em estado sólido: qual seu impacto na eletromobilidade?

Célula de bateria da QuantumScape na mão de um funcionário do laboratório

Células de baterias de estado sólido da QuantumScape poderão ser produzidas em massa pela PowerCo. Foto: Divulgação/QuantumScape.

Os veículos elétricos estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas e rodovias do mundo inteiro, impulsionados por um crescente desejo de sustentabilidade e por um mercado que vem buscando soluções mais eficientes e ecológicas. 

No entanto, um dos principais desafios para a aceitação em larga escala desses veículos ainda está relacionado às limitações das baterias, que afetam tanto a autonomia quanto o tempo de recarga.

Felizmente, a evolução das tecnologias de baterias tem se mostrado promissora, oferecendo uma série de inovações que estão transformando a experiência do usuário e tornando os veículos elétricos mais acessíveis.

 

Baterias de Estado Sólido

As baterias de estado sólido são uma das inovações mais promissoras. Diferente das baterias de íons de lítio, que utilizam um eletrólito líquido, as baterias de estado sólido possuem um eletrólito sólido, o que oferece diversas vantagens. A principal delas é a segurança, já que eliminam o risco de incêndios ou vazamentos de líquido. 

Além disso, essas baterias têm o potencial de oferecer uma densidade de energia muito maior, o que significa maior autonomia para os VEs. A maior capacidade de armazenamento de energia também permite que esses veículos viajem distâncias mais longas com uma única carga. 

Com maior eficiência energética, as baterias de estado sólido podem possibilitar que os veículos elétricos superem uma autonomia de 800 a 1.000 km por carga, comparável aos veículos movidos a combustão.

 

Recarga Mais Rápida

Outro avanço importante é a redução do tempo de recarga. Carregadores rápidos, como os de alta potência (superchargers), conseguem fornecer até 80% da carga total da bateria em menos de meia hora. 

Com a expansão da infraestrutura de recarga, os motoristas de carros elétricos estão tendo experiências mais ágeis e convenientes, parecido com a de veículos a combustão.

 

Impacto no Mercado

Essas inovações tornam os veículos elétricos mais acessíveis, com maior autonomia e preços que começaram a cair à medida que a produção em massa de baterias de nova geração se expandiu, contribuindo para a redução do custo final dos veículos. 

Com tecnologias como as baterias de estado sólido, uma maior autonomia e tempos de recarga mais rápidos, o futuro dos veículos elétricos nunca foi tão promissor. Os avanços em baterias estão impulsionando a transição para uma mobilidade mais sustentável, trazendo-nos mais perto de um futuro em que os veículos elétricos se tornarão uma das principais escolhas para motoristas ao redor do mundo.

Ler o Anterior

Zeekr divulga novas informações técnicas sobre o novo 007 GT

Ler o Próximo

Porsche abre pré-venda de novos modelos Panamera híbridos

Mais Popular