Canal VE

7 de dezembro de 2024

Após chuvas, Fórmula E muda local de testes de pré-temporada

Veículos da Fórmula E, em 2023, fazendo testes no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Foto: Divulgação/Fórumula E

A Fórmula E mudou o local de testes de pré-temporada para Madri, depois que a cidade de Valência foi atingida por fortes tempestades nos últimos dias, causando a morte de ao menos 205 pessoas.

A decisão de levar os testes para a capital espanhola foi tomada após consulta dos organizadores da Fórmula E com as autoridades locais, que afirmam o perigo em utilizar o circuito Ricardo Tormo, mesmo que a pista não tenha sido afetada pelas tempestades. No entanto, a organização entende que o momento é de respeito às famílias afetadas, para que os focos sejam completamente para aqueles que necessitam de cuidados especiais.

“Após consulta com as autoridades locais, com a FIA e com os nossos colegas do Circuito Ricardo Tormo, decidimos não prosseguir com o nosso teste de pré-temporada em Valência, planejado para 4 a 7 de novembro. Embora possa ter sido possível avançar logisticamente, é importante não criar qualquer distração ou utilizar recursos valiosos que seriam muito mais bem servidos apoiando a comunidade local. Temos vários membros da equipe de Fórmula E que trabalharam em Valência durante a semana passada e queremos agradecê-los pessoalmente por tudo o que fizeram e continuam a fazer para apoiar a região”, informa o comunicado divulgado pela Fórmula E.

 

A maior enchente da história de Valência

Em poucas horas, caiu praticamente o equivalente a um ano de chuva na cidade de Valência e em seus arredores, ocasionando diversas enchentes, causando um rastro de destruição nunca visto na região.

Autoridades da região têm relacionado o evento às mudanças climáticas do planeta. Com o aquecimento global, episódios de tempestades como as registradas em Valência estão se tornando mais frequentes e intensas, especialmente em regiões de águas mais quentes. 

Vale lembrar que os países da União Europeia têm trabalhado para diminuir as emissões de gases tóxicos causadores do efeito estufa, incluindo políticas de incentivo à eletrificação da frota de veículos

Representação gráfica do carro Gen3 EVO da Fórmula E
São Paulo será a primeira cidade a testemunhar o novo carro da Fórmula E, o Gen3 EVO, em competição. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Testes em Madri e sequência da temporada

A 11ª temporada da Fórmula E terá início em 7 de dezembro de 2024, em São Paulo. Antes, porém, os testes de pré-temporada são importantes para o desenvolvimento do carro, que recebeu atualizações, que ocorrerão de 4 a 7 de novembro

O novo carro, chamado de Gen3 Evo, tem uma aceleração maior que a dos carros de Fórmula 1, indo de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) em 1,82 segundo. A velocidade máxima é de 320 km/h, sendo um dos carros mais rápidos da história da competição. Já a frenagem regenerativa pode chegar a 600 kW.

O desempenho aprimorado do carro oferece um aumento de 2% em relação à geração atual, a Gen3. O novo design é mais forte, robusto e aerodinâmico, favorecendo disputas roda a roda mais intensas na categoria.

Com a mudança, a Fórmula E realizará os testes oficiais de pré-temporada e também os testes exclusivos para mulheres em Madri, no circuito de Jarama, de 5 a 8 de novembro de 2024. A programação completa será divulgada em breve.

Testes do Gen3 Evo
A versão Gen3 EVO fará sua estreia na 11ª temporada da Fórmula E. Foto: Divulgação/Fórmula E

Ingressos para o E-Prix de São Paulo

Os ingressos para o E-Prix São Paulo de Fórmula E já estão à venda, e podem ser adquiridos pela plataforma Fever. Mais informações sobre o evento, programação e detalhes de acesso estão disponíveis no site oficial da Fórmula E.

Ler o Anterior

Nova fábrica da Toyota produzirá carros híbridos flex em Sorocaba

Ler o Próximo

Sem demanda, Ford interrompe produção da F-150 Lightning

Mais Popular